13 de jul de 2014

Volta às Aulas- Dicas de Estudo



Olá queridos e queridas, como todos vocês sabem as férias já estão acabando, então eu resolvi fazer um post sobre dicas de estudo. Eu pesquisei bastante sobre o assunto em vários sites, como o Guia do Estudante, assisti alguns videos no You Tube até chegar à essas dicas.
Eu estudo o dia inteiro numa escola profissional, ou seja, não tenho uma tarde ou uma manhã inteira pra estudar, tenho que me virar a noite, isso quando estou em casa, porque também vou à Igreja praticamente todos os dias da semana com exceção de algumas segundas e quartas, então pra conseguir dar conta de tudo é muito complicado, é preciso muito disciplina (coisa que eu ainda estou aprendendo a ter). No primeiro bimestre eu tive um desempenho bem legal, mas no segundo... Fui horrível em algumas matérias como Matemática, Geografia e Sociologia, não me dediquei o suficiente, não estudei como deveria ter estudado, deixei tudo pra depois... Então chega de lamentações, e vamos às dicas:

1- Chega de Procastinação : A primeira dica que dou é uma que eu considero a mais importante que é largar a procastinação, ou seja, parar com aquela coisa de "depois eu faço", se tem um trabalho pra fazer, um seminário pra preparar faça assim que o professor(a) propor a atividade, assim você não acumula e não se desespera depois.

2- Torne o estudo algo prazeroso: Pense nos benefícios que você vai alcançar com o estudo, reconhecimento, o conhecimento propriamente dito, a aprovação no vestibular, o ingresso em uma boa faculdade... Em fim o que você acha que vai alcançar se estudar.

3- Determine prioridades: Estude mais o que você sabe menos, se seu problema é com a Matemática dedique mais tempo pra ela! Não faz sentido estudar o mesmo tempo pra todas as matérias se seu conhecimento não é igual em todas.

4- Procure novos meios de aprender: Se você faltou alguma aula e não conseguiu aprender só com as anotações, pesquise na internet sobre o assunto, assista video aulas, ou peça ajuda aos seus amigos.

5- Preste atenção nas aulas: O que o professor fala na sala é precioso, e provavelmente vai ser cobrado na prova, por isso fique sempre atento às explicações que ele dá.



6- Resolva os exercícios: Você pode até achar que entendeu a matéria, mas é só na hora que você vai resolver o exercícios que você realmente vê se entendeu ou não, resolva exercícios mesmo que o professor não te mande fazer isso.

7- Não acumule matéria: Procure revisar sempre o que aprendeu naquele dia, assim, quando estiver perto da data marcada para a prova você não vai precisar estudar loucamente tudo de uma vez.

8- Durma bem: O nosso cérebro precisa descansar, e processar tudo que aprendeu durante o dia, uma noa noite de sono é essencial pra conseguir isso, nada de ficar até tarde acordado, mesmo que seja estudando, não é nada saudável.

9- Aproveite cada minuto: Não ter tempo não pode ser desculpa pra não estudar, aproveite cada segundo que tiver sem fazer nada, se está esperando o ônibus, ou se sobrou um tempo no horário do almoço, leia suas anotações, resolva exercícios.

Alguns vídeos interessantes: Volta às Aulas com o Espírito Santo - Pastor Lucinho
                                           Desenvolvendo o Hábito de Estudar - Paulo Jubilut
                                           Diário de Uma Estudante- Raíssa Valverde


Então é isso pessoal, essas são as minhas dicas, aproveite o tempo que você passa na escola! E além de aplicar essas dicas, não esqueça de arrumar tempo pra diversão também e não negligencie seu tempo com Deus!
Beijos e até a próxima postagem.

3 comentários:

  1. Olá, amei as dicas linda, primeira vez aqui e gostei dos posts que vi ...
    Beijos ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi que bom que você gostou! Fico muito feliz por isso! Em breve teremos mais posts! Beijos querida 😘

      Excluir
    2. Em breve o blog vai mudar de nome, quando tudo estiver resolvido eu aviso!

      Excluir